ATENDIMENTO SESI-MT

Cuiabá/MT - Fone: (65) 3648-7832
Várzea Grande/MT - Fone: (65) 3685-2311

Untitled Document

PROJETOS E DIFERENCIAIS

Como forma de concretizar os seus eixos estruturadores de currículo, o SESI cria novos espaços de aprendizagem, desenvolve metodologias e recursos didáticos inovadores que se constituem em diferenciais na educação de Mato Grosso.

 

LEGO

Desenvolvida na Dinamarca, a metodologia se baseia em um dos jogos mais popula¬res da atualidade, o LEGO (brinquedo composto por partes que se encaixam em inú¬meras e variadas combinações) e se trata de um material desenvolvido exclusivamente para fins educativos.

O principal diferencial da metodologia é o de fomentar a criatividade, o empreendedorismo e com eles a inovação. A exigência do trabalho em grupo, advinda dessa metodologia, proporciona além de uma melhor compreensão do mundo tecnológico, a adoção de posturas mais flexíveis e cooperativas necessárias à vida em sociedade.

As atividades são desenvolvidas a partir de um kit, composto por uma maleta/jogo e oito revistas educa¬tivas para cada série. Com este material o grupo projeta seus experimentos e constrói modelos (engenhocas, robôs, carros, constru¬ções, brinquedos etc.) que podem, inclusive, tornar-se realidade.

As maletas são diferenciadas por segmento: 1º ao 3º ano, 4º e 5º ano, 6º ao 9º ano e Ensino Médio, com a Robótica. Para participação de torneios de Robótica promovidos pelo Departamento Nacional, são formadas equipes com alunos do 6º ao 9º ano. As equipes com melhores desempenhos participam do torneio regional e nacional, caso sejam classificados. Cada escola participa com uma equipe.

 

ORQUESTRA DO SESI

A orquestra é composta por instrumentos de corda: violino, violoncelo, viola e contrabaixo. Os alunos interessados são selecionados por professores habilitados na área de Música e os instrumentos comprados pelo SESI são disponibilizados a estes alunos, para a formação da orquestra. As aulas acontecem semanalmente.

Em 2016, também foram inseridos instrumentos de sopro e de percussão, adquiridos pelos alunos.

 

EMPREENDEDORISMO

O Projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos é uma parceria entre SESI e SEBRAE, que teve início no ano de 2015. Os professores foram capacitados para trabalhar com os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao final do projeto, foi realizada a Feira do Empreendedor nas duas escolas, com participação dos pais.

 

FESTA JUNINA

A cada ano, as escolas definem um tema para celebrar a Festa Junina. Em 2015, a festa Junina do SESIESCOLA teve como tema: De Volta às Raízes, pelo simples prazer de apreciar as coisas simples da vida. A poesia embalou os nossos conterrâneos, seja no norte ou no sul, do Oiapoque ao Chuí e danças perpassaram por todas as regiões brasileiras, cada uma com sua especificidade e encantamento. A festa ficou linda.

 

UM POR TODOS E TODOS POR UM

O projeto é uma parceria do SESI e Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Maurício de Sousa. Em 2014 o Departamento Regional do SESI-MT, junto a CGU sediou a capacitação dos professores de todos os outros regionais Este projeto tem por objetivo: despertar, por meio do universo lúdico dos personagens da Turma da Mônica, o senso de cidadania, ética, união e responsabilidade democrática entre todos os envolvidos no projeto: educadores, educandos, família e comunidade.

 

LIBRAS

Os alunos das duas unidades escolares de Cuiabá e Várzea Grande começaram a aprender uma segunda língua, por meio de interpretações musicais, dando início ao grupo Sonata das Mãos, em 2001. O Projeto ‘Libras’ - Língua Brasileira de Sinais - visa o trabalho com o conhecimento e respeito às pessoas com deficiência auditiva, mostrando a importância da interação social entre surdos e ouvintes. Em 2016, o Sonata das Mãos completou 05 anos, comemorado com muita festividade e apresentações internas e externas.

 
Cuiabá/MT - Av. Oátomo Canavarros, 1079 - Bela Vista - Fone: (65) 3648-7832

Várzea Grande/MT - Rua Pedro Alves Ferreira, s/nº - Cristo Rei - Fone: (65) 3685-2311