Hoje é 28 de Setembro de 2016
 

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SESI - Segurana e Sade do Trabalho

Saúde e Segurança no Trabalho - GRANDEA Segurança e Saúde no Trabalho – SST é conjunto de medidas e ações que são adotadas para realizar o reconhecimento, antecipação e avaliação dos riscos, com objetivo de mitigar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, garantindo a proteção à saúde e a integridade física e mental do trabalhador no ambiente de trabalho, direcionando a empresa e seus gestores para o uso inteligente da informação para diminuição de riscos e tomadas de decisões.
Consiste na Elaboração de documentos de Segurança e Saúde no Trabalho com enfoque legal, técnico, operacional e de gestão de informações e Completa assessoria em Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, bem como respaldo e suporte em pericias judiciais trabalhistas envolvendo pleitos de reintegração e indenização como:

  • Elaboração do PCMSO (NR 07) - é o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, regulamentado pela Norma Regulamentadora 7 e coordenado por um médico do trabalho. A implantação deste serviço visa à promoção da saúde do trabalhador e prevenção das doenças ocupacionais. Durante a execução do Programa são realizados exames clínicos e complementares em laboratórios credenciados;
  • Relatório Anual do PCMSO (NR 07): Para as empresas cuja coordenação medica do programa é realizada pelo SESI, deve ser entregue, após a vigência de um ano do PCMSO, o relatório anual aquelas legalmente obrigadas.

 

  • Elaboração do PPRA (NR 09) – é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, regulamentado pela NR 9. Tem por objetivo preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores e, consequentemente, controlar a ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho;
  • Relatório de Análise Global do PPRA (NR 09): Para as empresas cujo programa é realizada pelo SESI, deve ser entregue, no 10º mês após a visita de monitoramento, o relatório de Analise Global do PPRA, sendo legalmente obrigatória.
  • Análise Ergonômico (NR 17) –  A Análise Ergonômico é  um documento obrigatório a todas as empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e, ainda, esforços repetitivos. O serviço de elaboração do laudo ergonômico é regulamentado pela NR 17 e desenvolvido conforme esta norma.

 

  • Elaboração do PCMAT (NR18) – é o Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho da Construção Civil, regulamentado pela NR 18.  Consiste em um plano que estabelece condições e diretrizes de segurança no trabalho para obras e atividades relativas à construção civil. O intuito é garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores que laboram direta ou indiretamente na realização de uma obra;
  • Elaboração de Prontuário das Instalações de combustíveis inflamáveis (NR 20)

 

  • Elaboração do PGR (NR 22) - é o Programa de Gerenciamento de Riscos regulamentado pela NR 22 e consiste em um documento exigido para as empresas que atuam nas atividades de minerações, beneficiamento e pesquisa mineral. O Programa tem como objetivo adotar medidas preventivas que minimizam a exposição ocupacional, implementando medidas de ordem administrativa, de engenharia, de controle médico e outras;
  • Elaboração do PGRSSMATR (NR 31) – é o Programa de Gestão em Saúde e Segurança e Meio Ambiente do Trabalho Rural regulamentado pela NR 31 e consiste em documento exigido para as empresas dos ramos das atividades de exploração florestal, da agricultura, pecuária, silvicultura, e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho. O Programa tem com objetivo identificar os principais problemas de segurança e saúde do setor, estabelecendo as prioridades de ação, desenvolvendo os métodos efetivos de controle dos riscos e de melhoria das condições de trabalho;

 

  • Atendimento a NR 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados. Tendo como objetivo atender os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras - NR do Ministério do Trabalho e Emprego.
  • Relatório de Qualidade Interna do Ar em Ambientes Climatizados NR 36

 

  • Elaboração de PCA - Programa de Conservação Auditiva: Conjunto de ações e medidas multidisciplinares integradas aos programas legais pertinentes desenvolvidas nas indústrias com trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora (ruído) elevados, com o objetivo prevenir perdas auditivas ocupacionais ou seu agravamento.
  • Elaboração do Programa de Proteção Respiratória – PPR: Conjunto de ações e medidas integradas aos programas legais pertinentes com a finalidade de avaliar, recomendar, selecionar e orientar a utilização de equipamentos de proteção respiratória, com o objetivo de prevenir ocorrências de doenças ocupacionais.

 

  • Realização de Avaliações Ambientais Qualitativas e Quantitativas:

Avaliação de Agentes Físicos: Realização de Avaliação qualitativa e quantitativa de agentes físicos (Ruído, Vibração, Temperatura, Iluminância) presentes no ambiente de trabalho, para subsidiar a caracterização da exposição ocupacional dos trabalhadores e a adoção de medidas de controle.
Avaliação de Agentes Químicos: Realização de Avaliação qualitativa e quantitativa de agentes químicos (Gases, Poeiras, Névoas, Vapores, Fumos Metálicos) presentes no ambiente de trabalho, para subsidiar a caracterização da exposição ocupacional dos trabalhadores e a adoção de medidas de controle.

  • Atendimento Ocupacional: são as execuções de consultas ocupacionais e exames complementares, realizados por profissionais da rede credenciada do SESI, com o objetivo de diagnosticar a situação de saúde dos trabalhadores, além de detectar possíveis patologias que venham limitá-los ou impedi-los de exercerem suas atividades diárias, laborais e pessoais.

EXAMES CLINICOS: Admissional, Periódico, Demissional, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho.
EXAMES COMPLEMENTARES: Análises Clínicas Laboratoriais, Audiométrico, Eletrocardiogramas, Eletro encefalograma, Espirometrias, Exames Oftalmológicos, Radiológicos, Ultrassonográficos

  • LAUDOS TECNICOS:

Laudo de Insalubridade NR 15: Documento exigido pela legislação trabalhista, com base na Norma Regulamentadora nº 15, da Portaria 3.214/78, para fins de caracterização das atividades e operações insalubres, por meio de levantamento ambiental dos agentes Físicos, Químicos e Biológicos, identificando os possíveis riscos a segurança e saúde dos trabalhadores. Este documento subsidia a empresa na classificação do grau de insalubridade, assim como na caracterização e nível de exposição do trabalhador. O mesmo deve estar disponível na empresa para análise dos órgãos fiscalizadores e autoridades competentes. Deverá ser atualizado sempre que ocorrer qualquer alteração no ambiente de trabalho e sua organização.
Laudo de Periculosidade NR 16: Documento exigido pela legislação trabalhista, com base na Norma Regulamentadora nº 16, da Portaria 3.214/78 e a Lei 12.740/12, para fins de caracterização das atividades e operações perigosas, tais como, radiações ionizantes, eletricidade, vigilância, explosivos e inflamáveis por meio de um diagnóstico qualitativo do ambiente laboral.
Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT: Elaboração do LTCAT é o documento onde são avaliados os riscos de forma qualitativa e quantitativa, emitindo o parecer técnico com o enquadramento de acordo com os parâmetros legais, em especial, referente aos Limites de Tolerância, atividades e laudo de inspeção dispostos na NR 15, NR 16 e Legislações Trabalhistas Vigentes.

Assessoria em Segurança e Saúde: tem como principal objetivo minimizar a vulnerabilidade da empresa com relação ao cumprimento das exigências Legais (Normas Regulamentadoras, CLT, Normas Técnicas, etc), através da analise do ambiente e processos de trabalho, bem como toda documentação exigida pelas leis trabalhistas e previdenciárias, coletando a informação, organização e análise dos dados e conteúdos, que são transformados em relatórios que serão apresentados a alta direção com diagnósticos e propostas de encaminhamento de soluções para cada questão priorizada/identificada, o que proporcionará ao cliente o uso inteligente do conhecimento/informação e subsídio na tomada de decisão.

  • Assessoria em Elaboração de Ordens de Serviço - NR 01
  • Assessoria em Gestão da CIPA de acordo com a NR 05, Item 5.16
  • Assessoria em Mapa de Riscos de acordo com a NR 05
  • Assessoria em Equipamentos de proteção individual – NR 06
  • Assessoria em Gestão de Ergonomia: Gestão em Ergonomia visa coordenar um programa de ergonomia dentro da empresa (micro ou macroempresa) e torná-lo parte integrante dos programas de saúde e segurança da empresa, com base no atendimento a NR 17. 
  • Assessoria em Elaboração de uma política de segurança e saúde no trabalho
  • Assessoria em Elaboração de Layout de Canteiro de Obras
  • Assessoria em Perfil Psicográfico Previdenciário – PPP
  • Assessoria em Elaboração Prontuário das Instalações de Combustíveis Inflamáveis NR 20
  • Assessoria em Sinalização de Segurança NR 26
  • Assessoria em Classificação, rotulagem preventiva e ficha com dados de segurança de produtos químicos- NR 26 Sem FISPQ
  • Assessoria Técnica em Perícia Judicial Trabalhista
  • Assessoria em Análise de Riscos e Inventário dos Espaços Confinados NR 33

 

Realização de Diagnósticos em Segurança e Saúde

  • Diagnóstico Programa Indústria Segura: Diagnóstico consiste na identificação e avaliação de conformidade com as diversas legislações de SST.
  • Diagnóstico de Promoção da Saúde: Diagnóstico aplicado na indústria para identificar as ações integradas de segurança, saúde e promoção da saúde, propondo soluções a serem adotas para melhorar a qualidade de vida do trabalhador e elevar a produtividade.
  • Diagnóstico de Prevenção contra Quedas – DPQ: Diagnóstico aplicado nos canteiros de obras para avaliar os fatores de riscos de maior relevância na ocorrência de acidentes relacionados à queda no ambiente de trabalho. O relatório desenvolvido indica os principais ajustes e soluções a serem adotadas para melhoria das condições de segurança do canteiro, além de evidenciar as boas práticas.
O que oferecemos
Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Bosque da Saúde
Cuiabá - MT / CEP 78050-000 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555