Hoje é 14 de Novembro de 2018
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Ensino Médio do Sesiescola está entre os melhores de Cuiabá e Várzea Grande
Em: 06/09/2018 às 16:28h por Assessoria de Comunicação

Foto

As unidades do Sesiescola estão entre as melhores escolas de Ensino Médio de Cuiabá e Várzea Grande, conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta semana. As escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) alcançaram as notas 5,1 em Cuiabá e 4,6 em Várzea Grande.

O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro. O índice leva em conta a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica. 

Para a superintendente do Sesi Mato Grosso, Lélia Brun, o resultado reflete a qualidade de ensino das escolas do Sesi, que possibilita o desempenho positivo dos alunos. “Isso mostra que estamos trilhando o caminho certo ao investir em diferenciais como a oferta de aulas de Robótica, Libras, empreendedorismo e música, além da gestão dos processos e qualificação dos professores. Temos a oportunidade de ocupar lugares mais altos e vamos trabalhar ainda mais para isso”, declara.

Sesiescola

O Sesiescola oferece atividades extracurriculares para o desenvolvimento integral dos alunos, que envolve habilidades exigidas no mercado de trabalho. Entre elas, estão as aulas com a metodologia LEGO, iniciadas em 2007, e as de robótica com programação, oferecidas desde 2013, que renderam vitórias nas etapas regionais e também no nacional do torneio FIRST Lego League (FLL).

A competição incentiva o estudo e a escolha de carreiras nas áreas de matemática, ciências e engenharias. Além disso, a robótica desenvolve outras capacidades importantes para a vida pessoal e profissional, como trabalho em equipe, liderança e inovação.

Única no Estado, a Orquestra do Sesi é formada por alunos que tocam violino, viola, violoncelo, sax, flauta e percussão, além do coral. A iniciativa se apresenta como solução inovadora para uma educação musical curricular e extracurricular.

Por meio das Libras, o grupo de Interpretação Musical ‘Sonata das Mãos’ desenvolve a conscientização sobre a surdez e o conhecimento de uma nova forma de se comunicar, que ocorre com aulas dinâmicas e aplicação de exercícios de expressões.

O empreendedorismo também é uma das disciplinas das escolas. Em parceria com o Sebrae, o Sesi ministra as aulas, uma vez por semana, para alunos do 1º ao 9º ano que aprendem todos os passos para montar o próprio negócio. Para cada série há um modelo de negócio adequado à idade dos alunos, que têm até 14 anos. Eles ainda são estimulados por meio de oficinas, entre elas: brinquedos ecológicos, sabores e cores, ecopapelaria, empreendedorismo social e temperos naturais.

 

 

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555