Hoje é 14 de Novembro de 2018
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Prevenção de incapacidade no trabalho está entre os principais temas do 5º Protege em Cuiabá
Em: 13/08/2018 às 08:35h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

A prevenção de incapacidade no trabalho é o tema central da mesa-redonda, que acontece dia 17 de agosto, durante o 5º Protege – Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho, em Cuiabá. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), o evento irá reunir, das 8h às 12h, representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As inscrições estão abertas (acesse aqui) para profissionais da área e empresários, com entrada solidária de dois quilos de alimentos não perecíveis. 

Entre os principais desafios da indústria hoje estão higiene ocupacional, ergonomia, prevenção da incapacidade, economia para a saúde e segurança, longevidade e produtividade, afirma a coordenadora do Centro de Inovação em Prevenção da Incapacidade do Sesi Bahia, Lívia Aragão, também convidada a compor a mesa-redonda. Para prevenir a incapacidade na indústria a empresa industrial precisa conhecer quais as principais causas, custos associados e as práticas mais efetivas.

“O Sesi em 14 estados brasileiros já implementa a maior parte de cinco principais soluções desenvolvidas para a indústria. São elas: gestão de afastamentos com epidemiologia aplicada, gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e de nexos previdenciários, capacitação de equipes de RH, de saúde e supervisores com novas práticas de prevenção da incapacidade, detecção precoce da incapacidade e intervenção, além da gestão do retorno ao trabalho”, enumera Aragão.

A maior parte dessas soluções foi desenvolvida com o parceiro internacional FIOH (Finish Institute of Occupational Health) e implementadas em empresas industriais no Brasil. “Atualmente, a maior parte das empresas industriais implementa ações de prevenção de acidentes e doenças, promoção da saúde, gestão do absenteísmo e reabilitação. Para quem trabalha na área de segurança e saúde, participar deste momento no Protege é válido”, garante.

Protege

A 5ª edição do Protege será realizada Cuiabá nos dias 16 e 17/08. Além da mesa-redonda no dia 17, o evento terá, no dia 16, o estudioso de inovação e economia digital, Gil Giardelli para falar sobre “Gestão de SST na indústria 4.0”. Já o médico do trabalho, Eduardo Arantes, abordará o tema “O retorno financeiro de programas de segurança, saúde e qualidade de vida”.

 

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555