Hoje é 18 de Setembro de 2018
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Mesmo com frio, população busca por atendimento gratuito no Multiação
Em: 16/06/2018 às 16:50h por Assessoria de Comunicação

A esperança foi a motivação que fez Celina Andrade dos Santos, de 56 anos, acordar na madrugada fria deste sábado (16/06) e ir ao Multiação. O projeto, que aconteceu no bairro Jardim Passaredo, região do Distrito Industrial em Cuiabá, realizou 8.132 mil atendimentos.

Com artrose avançada, dores e dificuldades para se locomover, Celina está em busca de uma cirurgia há mais de três anos. Por conta dos problemas de saúde, deixou o trabalho de cozinheira e, hoje, vive de médico em médico atrás de consultas e remédios para aliviar, pelo menos, às dores nas articulações.

"Eu amo cozinhar, trabalhei numa casa por mais de 8 anos, mas tive de sair, pois não tenho mais condições de ficar muito tempo em pé", contou a mulher, que, agora, está com as esperanças renovadas. Ela conseguiu ser atendida pelos médicos da Clínica Genus.

Segundo o ortopedista Cássio Teles, o caso é bastante complexo. A paciente tem artrose com deformidade nos dois joelhos e problema de alinhamento do eixo, ou seja, os joelhos entortaram consideravelmente. "Possivelmente é caso cirúrgico, mas vamos atendê-la na clínica, durante a semana, e fazer os exames necessários".

O frio também não impediu o auxiliar de serviços gerais Antônio Marcos Rodrigues  e a esposa dele de passarem a noite na fila do Multiação em busca de consulta oftalmológica.  "Chegamos aqui às sete horas da noite de ontem, mas valeu a pena. Fizemos exames de vista e ainda ganhamos os óculos", declarou.

Além dos diversos atendimentos de saúde oferecidos à  população, o evento foi marcado por muita solidariedade e boas ações em favor do próximo. Os voluntários do projeto Via Láctea realizaram oficina de artesanato para as mulheres do bairro.  Elas aprenderam a bordar toucas de frio, que serão doadas para os bebês internados em UTIs dos hospitais de Cuiabá.

Qualificação profissional também fez parte dessa etapa do Multiação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) realizou matrículas para os cursos de Pintor e de Aplicador de Revestimento em Cerâmica. Segundo a presidente da Associação dos Moradores, Benedita Cândida da Silveira, há dez anos a Associação é parceira do Senai. "Já realizamos muitos cursos para a população do nosso bairro, o que ajudou muita gente a conseguir emprego. E, hoje, estamos muito felizes por terem escolhido o Jardim Passaredo para realizar esse projeto que ajuda tanta gente.

Quem não ficou com medo do frio e  foi para o campo de futebol do Jardim Passaredo teve ainda a oportunidade de assistir aos jogos da Copa do Mundo num telão instalado no palco, com apoio da campanha "Seja Digital". O público também conseguiu acessar internet wi-fi, gratuitamente, através da Titânia Telecom, nova empresa parceira do Multiação.

De iniciativa do Sistema Fiemt e TVCA, o Multiação conta com 37 parceiros, sendo eles: Águas Cuiabá, Associação de Oftalmologia, Café Brasileiro, Caixa Econômica Federal, Cavalaria do Estado e Polícia Militar, Centro de Patologia e Citologia, Centro de Zoonoses de Cuiabá, Clínica Genus, Clínica Oncomed, Clínica Veterinária Cuiabá, Defensoria Pública, Energisa, Exército Brasileiro, Hospital Amecor,Hospital Santa Helena, Instituto Ação Verde, Instituto Embelleze,Instituto Euvado Lodi, Imagens Medicina Diagnóstica, INSS, Laboratório Carlos Chagas, MTU, Pró-Ótica, Projeto Via Láctea, Puríssima, Rotary, Sebrae, Senai-MT, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Sesi,Titânia Telecom, Sine, Tribunal Regional do Trabalho (TRT),Unic Direito, Unic Fisioterapia, Unic Odonto, Unimed,Uniodonto, Univag Estética, Univag Biomedicina, Univag Odontologia, Univag Medicina.

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555