Hoje é 15 de Dezembro de 2018
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Senai VG recebe parlamentares em dia de mobilização nacional
Em: 08/06/2018 às 15:23h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

Estudantes, instrutores, familiares e profissionais do Sesi e Senai Mato Grosso receberam nesta sexta-feira a visita de três parlamentares da bancada federal do Estado: o senador Rodrigues Palma e os deputados federais Adilton Sachetti e Nilson Leitão. O evento foi parte de uma mobilização nacional. Em todos os estados, Sesi e Senai organizaram visitas semelhantes às suas instalações, como uma forma de levar ao conhecimento dos legisladores um pouco do que é realizado, na prática, em suas unidades educacionais.

Os parlamentares se mostraram abertos a conhecer de perto a atuação do sistema, percorrendo diversos laboratórios do Senai, conversando com alunos, instrutores e gestores e presenciando depoimentos de pessoas cujas vidas mudaram após terem passado pelas instituições do Sistema S.

Tanto o senador quanto os deputados afirmaram reconhecer a importância da atuação do sistema no país. Destacaram ser fundamental a transparência, uma vez que se tratam de entidades privadas, mantidas por recursos dos empresários, porém garantidos pela Constituição. O presidente em exercício do Sistema Fiemt, Silvio Cézar Pereira Rangel, explicou que, além dos sites da transparência, nos quais são publicadas todas as contas e relatórios das casas, o Sesi e Senai também são auditados por diversos órgãos, entre eles o Tribunal de Contas da União (TCU) e os ministérios da Educação e do Trabalho.

O deputado Federal Adilton Saqueti foi enfático ao falar do valor do Sistema S. “Chegou a hora de darmos valor a quem merece, às entidades como Sesi e Senai, às pessoas que trabalham em entidades como esta. São elas que fazem realmente a transformação. Nunca vi Sesi e Senai fazerem greve, deixarem alunos sem aula. Eu vim dar valor a vocês, àqueles que fazem e enchem o país de orgulho”, afirmou.

O senador Rodrigues Palma contou que, na década de 1990, quando trabalhava como professor, era comum falar sobre atuação de robôs nas linhas de montagem como algo futurista. “Hoje, tive uma alegria muito grande ao perceber que esse processo de inovação já faz parte da realidade do Sesi e do Senai. A evolução do ensino veio mostrar às pessoas que o saber se faz com inovação tecnológica e o Sistema S vem ajudar a transformar a educação deste país”, constata.

Nilson Leitão também reconheceu a importância do sistema e falou sobre tentativas recorrentes de alterar a destinação dos recursos recolhidos pelas empresas para o funcionamento das instituições. “Vocês têm o meu apoio porque eu conheço a estrutura. O Sistema S hoje é alvo diante das circunstâncias, de um contexto em que querem tirar dinheiro de algum lugar para resolver o problema. Por meio da transparência, vão conseguir sair disso. Da minha parte a minha defesa é intransigente para que este sistema continue funcionando, tem os meus parabéns, o meu apoio e eu vou fazer tudo que eu puder”.  

A diretora do Senai MT e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, enfatizou a importância da formação oferecida pelas instituições que, de outra forma, não estaria acessível a uma grande parcela da população. “Um estudo recente realizado pelo Sistema Fiemt confirmou que, nos municípios de Mato Grosso onde existe uma planta industrial, também existe um maior índice de desenvolvimento humano, maior distribuição de renda e impacto direto em várias áreas da economia. Nós acreditamos muito no que nós fazemos, nós fazemos com direcionadores, objetivos e metas”, complementou.

Além do Sesi e Senai, instituições ligadas à indústria, o evento contou com representantes de entidades do Sistema S de outros setores econômicos, como o Agronegócio (Carlos Augusto Zanatta, gerente técnico do Senar MT), Comércio e Serviços (Juliano Ourives, ouvidor do Senac MT), Micro e Pequena Empresa (José Guilherme Barbosa Ribeiro, Superintendente do Sebrae MT) e Transportes (José Luiz Rachid, presidente do Conselho Regional do Sest Senat MT e MS).

Galeria de Fotos

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555