Hoje é 25 de Junho de 2018
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Ação Global em Mato Grosso tem mais de 13 mil atendimentos
Em: 26/05/2018 às 18:05h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

“Desta vez vai dar certo, não vou desistir. Já perdi oportunidade demais por não ter estudado”, disse Francisco Santana, 44 anos, após fazer a matrícula para a educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade Profissionalizante, durante a Ação Global. O evento, realizado neste sábado (26/05), no Serviço Social da Indústria (Sesi Várzea Grande), ofereceu 13.485 mil atendimentos em educação, cidadania, saúde e lazer. Mais de 100 serviços foram prestados por 43 parceiros.

Natural de Cáceres, Francisco vive em Cuiabá e trabalha como gari. Ele lamenta já ter perdido duas chances de trabalho por não ter concluído a educação básica, mas está confiante na nova oportunidade de voltar a estudar. “Já cheguei a última fase de um processo seletivo para vaga de encarregado e fui eliminado por não ter escolaridade. Cresci no campo e como a escola era muito longe, desisti. Meu pai disse que um dia ia me arrepender e hoje vivo isso. A vida foi ‘apertando’ e trabalhar para sobreviver fez os estudos ficarem para segundo plano. Mas, agora vai dar certo e até já fiz matrículas para vários cursos de Inclusão Digital do Sesi”, disse.

Aos 50 anos, Deuzimar do Socorro, a Deusa, também decidiu voltar a estudar. A decisão é um novo nascimento. “É como se eu estivesse numa gestação e agora dando o primeiro passo. Meu sentimento é de realização, autoestima elevada e esperança de conseguir realizar meu sonho de ser psicóloga. Também quero empreender e ter minha própria boutique para conquistar minha independência financeira”, disse ela, que parou de estudar na 8ª série quando a primeira filha nasceu.

Quando saíram de casa, o casal Elisângela e Edvaldo, 45 e 44 anos respectivamente, pretendia apenas fazer matrículas nos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) para os filhos, Débora, 17 anos e Daniel de 15 anos. Mas no “Espaço Educação”, que reuniu diversos serviços gratuitos na área, a família Lima passou toda a manhã deste sábado. “Minha filha ama artesanato, então fizemos oficinas no Espaço Maker e meu marido se matriculou em cursos de Educação Continuada sobre Excel e Power Point. Foi muito produtivo estar aqui hoje e uma grande oportunidade aproveitada”, disse.

Durante a Ação Global, as pessoas em busca de 1ª e 2ª via de Carteira de Trabalho já saíram com o documento pronto. Guilherme Rodrigues, de 14 anos, Maria Jaqueline da Silva, 20 anos, e Lucas Silva, 23 anos, sonham com uma oportunidade de trabalho. "Quero ser mais independente e quem sabe conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz", disse o Guilherme. Já a Maria gostaria de trabalhar no mercado do bairro onde vive. "Nunca trabalhei fora de casa, somente meu esposo. Agora que surgiu a oportunidade vou aproveitar". O Lucas perdeu o documento e já levou a 2ª via para casa.

Para ser a primeira da fila a aposentada Ceuza Machado, 58 anos, chegou ao Sesi às 20h da sexta-feira (25/05). Ela foi em busca de uma consulta com oftalmologista. “Se a gente não correr atrás, não conseguimos as coisas, por isso cheguei cedo. Uso óculos, mas há três anos o meu quebrou e parei de usar. E faz muita falta. Também vim fazer a 2ª via da Certidão de Nascimento, pois a minha é bem antiga. Esta é a segunda vez que participo da Ação Global. Voltei, pois me ajuda muito”.

O presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, pontuou a importância do evento, realizado simultaneamente em todo o país. “A Ação Global já está consolidada como uma grande mobilização social que forma uma corrente do bem para ajudar as pessoas. E o mote deste ano, a educação, é parte importante disso, pois, pessoas qualificadas melhoram sua qualidade de vida, da família, e também contribuem para o crescimento do país”, disse.

 

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555