Hoje é 19 de Agosto de 2018
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Senai investe mais de R$5 mi em modernização da unidade de Cáceres
Em: 25/03/2018 às 10:33h por Assessoria de Comunicação

Foto

O Senai Cáceres está de cara nova e reabre as portas para a comunidade na próxima segunda-feira (26-03), das 8h às 22h, com vagas em cursos como Eletrotécnica, Eletricidade em Comandos Elétricos, Costureiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, entre outros. A inauguração das novas instalações ocorreu na noite da última sexta-feira (23) em cerimônia na sede da instituição. Foram mais de 5 milhões em investimentos em 19 ambientes de ensino para cerca de 1400 estudantes /dia.

“Esta obra é um presente para o aniversário de 240 anos de Cáceres”, disse o empresário e prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, que participou da cerimônia de inauguração da obra de modernização e ampliação do Senai Cáceres. Para ele, com a instalação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) novas indústrias virão se instalar no município e a ampla e moderna estrutura do Senai tem papel fundamental neste processo. “É formação de qualidade que certamente refletirá em salários, qualidades de vida e no desenvolvimento do município e região”.

O evento contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, o secretário estadual do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Figueiredo Paz, o deputado estadual Leonardo Ribeiro Albuquerque, diretores e o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, além de presidentes dos sindicatos filiados, técnicos e comunidade cacerense.

Milan destaca que a região sudoeste possui um excelente potencial industrial, e a localização estratégica do município de Cáceres, às margens do rio Paraguai, é um privilégio que não pode ser desperdiçado. “Estamos falando de uma região que já produz e exporta soja, carne, milho, madeira, além do couro, da produção de cana-de-açúcar e outras culturas. Mas pode ir muito mais longe, agregando valor a essa produção e se transformando em um polo industrial – e também em um grande corredor para a integração com os países vizinhos, a fim de estimular ainda mais a economia local”.

Avalone abordou os altos custos que as indústrias têm para se instalar no estado e a importância do incentivo fiscal para compensar isso. “Uma das coisas que é cara para nós de Mato Grosso é a falta de qualificação da mão de obra. E por isso quando a Fiemt e o Senai investem nisso, estão ajudando a diminuir os custos de Mato Grosso. E que prazer é a cada mês inaugurar uma obra dessas, é de se emocionar”. Ele cumprimentou e enalteceu o comprometimento da equipe do Sesi Senai com o desenvolvimento de Mato Grosso.

A diretora do Senai MT e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, diz que o momento é de celebração por mais essa conquista da educação profissional e da transferência de tecnologias. “O crescimento e modernização de uma instituição de ensino como o Senai é um ganho sem igual para a sociedade. Esse é o verdadeiro legado que podemos deixar para a região. Agradecemos a todos e em especial ao presidente do Sistema Fiemt e as equipes que se empenharam para que tudo fosse concluído dentro dos prazos. Esperamos que toda a população e indústria se sintam parte deste empreendimento, busquem e utilizem os nossos serviços”, pontua.

Ampliação

A área da unidade passou de 1,3 mil para 2,4 mil m2, o que permitiu a instalação de modernos laboratórios nas áreas de panificação, vestuário, mecânica de manutenção industrial, eletricidade, comandos elétricos e automação, além do primeiro ambiente exclusivo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi MT).

Modernização e sustentabilidade

O projeto buscou uma linguagem arquitetônica moderna, que acompanha o padrão das estruturas inauguradas nos últimos dois anos. Entre elas está o uso de cores neutras, a fim de deixar os ambientes mais amplos e iluminados; revestimentos externos até meia altura com barrados de cerâmica, minimizando a manutenção e aumentando a durabilidade nas áreas de grande circulação.

O Senai também reforça os conceitos de sustentabilidade por meio de esquadrias com vidro temperado para utilização de iluminação natural, a fim de reduzir custos com energia elétrica; postes com reaproveitamento da energia solar; forro especial para tratamento acústico do ambiente; telhas termoacústicas melhorando o conforto do ambiente e sistema de refrigeração dos mais modernos: ar condicionado central modelo VRF (Fluxo de Refrigeração Variável) para redução de energia e menos impacto no visual arquitetônico do empreendimento.

Municípios atendidos 

A unidade de Cáceres atende aos municípios de Araputanga, Cáceres, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Galeria de Fotos

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555