Hoje é 20 de Julho de 2018
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Sesi realiza seminário sobre e-Social em Cuiabá
Em: 05/02/2018 às 09:18h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

O Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) realiza na próxima terça-feira (06/02), o seminário “Preparando as indústrias para o e-Social”, em Cuiabá. O coordenador do Grupo Especial de Trabalho para o Desenvolvimento do e-Social e auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, José Maia, está entre os palestrantes do evento, que começa às 7h30, no Hotel Gran Odara. O seminário é destinado a empresários, profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho e RH das indústrias. 

“Como se preparar para o e-Social e evitar multas e autuações” é o tema da primeira palestra do seminário e será ministrada por Maia. Em seguida, às 10h30, o advogado e analista do Ministério da Previdência Social, Orion Oliveira abordará o “e-Social e os impactos na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho”. A entrada é solidária com a doação de dois litros de leite por pessoa, que serão entregues à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

De acordo com a superintendente do Sesi-MT, Lélia Brun, o objetivo do seminário é orientar e tirar as dúvidas dos profissionais das indústrias. “O conceito do e-Social já é conhecido das empresas, mas a sua operacionalização ainda pode gerar dúvidas, pois cada etapa de implantação é um novo processo que precisa estar muito claro. Deste modo, diminui-se as possibilidades de erros e, consequentemente, de penalidades”, explica.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) tem sido implantado em etapas. Os primeiros a utilizarem o sistema foram os empregadores domésticos e desde o dia 8 de janeiro passou a ser obrigatório também para 14 mil empregadores, que têm faturamento superior a R$ 78 milhões/ano.

Palestrantes

José Maia é graduado em Ciência da Computação e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalhou na iniciativa privada de 1983 a 1994. É auditor-fiscal do Ministério do Trabalho desde 1995, onde coordena o Grupo Especial de trabalho para o desenvolvimento do projeto e-Social.

Orion Oliveira é advogado, foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, ministrando as disciplinas de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Atualmente é analista de Políticas Sociais em exercício na Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555