Hoje é 22 de Setembro de 2018
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Aulas de robótica despertam escolha por carreiras na área de exatas
Em: 15/12/2017 às 14:43h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

Trabalho em equipe, criatividade, curiosidade, busca por soluções e aprendizado na prática são apenas alguns dos benefícios que estudantes do Sesi Escola têm nas aulas de robótica. Oferecidas na grade curricular da Educação Infantil ao Ensino Médio, desde 2007, a disciplina ainda pode ser decisiva na hora de escolher a carreira na área de exatas. Este é o caso do estudante João Lucas Avelar, 17 anos, que se formou neste ano, com mais 60 alunos, no Ensino Médio e almeja cursar a faculdade de engenharia civil.

“Já fiz diversas atividades extracurriculares na escola, como dança, libras e inglês com nativos, mas a principal foi a robótica, pois foi através dela que tive a certeza de querer atuar nas áreas das ciências exatas. E não é só isso. Ainda consegui me desenvolver muito enquanto aluno e pessoa. Sei que as coisas que aprendi e as pessoas que conheci no Sesi levarei para o resto da vida”, diz.

João, que cursa Mecatrônica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), sonha em trabalhar numa multinacional. “Também quero formar uma família e continuar estudando. Estou muito feliz com a formatura e por saber que novas coisas estão por vir”.

João, que estudou por quatro anos na instituição, integrou a equipe Young Creators, do Sesi Escola Várzea Grande, durante três e chegou a disputar a etapa nacional do Torneio de Robótica FLL. A equipe ficou entre 60 melhores equipes do país. O estudante atuava na mesa, com a programação de robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®.

De acordo com a superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Lélia Brun, a disciplina é um diferencial importante. “O mercado de trabalho exige diversas habilidades que são desenvolvidas nas aulas de robótica. Isso significa que cada aluno formado fará a diferença no ambiente onde estiver. Pois este é o objetivo do Sesi Escola, sempre oferecer um ensino de qualidade em que o desenvolvimento dos alunos seja integral, fazendo-os crescer, tanto intelectualmente quanto moralmente”, declara.

Torneio de Robótica

Criada em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, com a construção de robôs feitos inteiramente com peças LEGO® e programados com a tecnologia LEGO® Mindstorms® NXT. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real.

 Confira as fotos da formatura aqui.

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555