Hoje é 22 de Novembro de 2017
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Não mastigar os alimentos adequadamente pode atrapalhar a digestão
Em: 02/11/2017 às 11:22h por Bem Estar

Se você perguntar para as pessoas como elas mastigam, poucas saberão responder. As pessoas não prestam atenção se o alimento está dos dois lados ou de um só e é muito importante mastigar dos dois lados. Pessoas que mastigam errado podem ter problemas na ATM: travamento articulatório, dor e estalos ao mastigar. Além disso, muita gente acaba comendo sempre com pressa, sem se preocupar com a mastigação.

Mastigar mal pode atrapalhar a digestão, porque faz com que você não absorva os nutrientes da refeição. Outra coisa é que a pessoa acaba engolindo o ar junto com a refeição ou tomando muito líquido. Além de ingerir calorias em excesso, faz com que a pessoa possa ter sintomas de distensão abdominal, desconforto. A grande dica é poder tirar um intervalo para fazer a refeição com calma, saborear o alimento e não ingerir líquidos com a refeição.

As funções dos dentes

Cada dente tem uma função na hora de mastigar. Os dentes da frente cortam (semelhante a faca ou tesoura). Os dentes de trás trituram os alimentos. Os do meio ajudam nos movimentos de mastigação.

Pessoas que perdem os dentes de trás por cárie ou doenças gengivais têm mais dificuldade na hora de mastigar. Isso porque os dentes da frente assumem o papel da trituração e acabam sofrendo com os traumas excessivos da mastigação. Com o tempo podem se desgastar mais rapidamente, quebrar, ter retração de gengiva, amolecer e cair.

Mordida cruzada

O número de crianças com mordida cruzada é alto. É importante identificar na infância, pois é mais simples de corrigir o problema. Entre as causas estão a questão genética, respirar pela boca, chupar o dedo ou chupar demais chupeta, a postura da criança, apoiando a mao no rosto, hábitos alimentares modernos (alimentos mais macios), posição e hábitos inadequados de língua ao falar e engolir.

A mordida cruzada atrapalha a mastigação e pode causar outros problemas futuros: desgaste e perda dos dentes e retração gengival. O uso de aparelhos ortodônticos por três meses já resolve o problema das crianças. Em adultos é mais difícil porque o osso é mais duro.

Morder a bochecha, lábios ou língua toda hora pode ser sinal de problemas com a mastigação. Morder de vez em quando não é problema, mas se está recorrente precisa investigar. Tem pessoas que mordem tanto as bochechas que criam um "calo", como se fosse uma linha branca na bochecha. Quando o dentista observa esta linha já pode desconfiar de algo anormal.


Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555