Hoje é 12 de Dezembro de 2017
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Dia Internacional do Surdo: aulas de Libras para ouvintes contribuem para inclusão
Em: 30/09/2017 às 08:30h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

Falar, expressar e escrever são formas de comunicação que fazem parte de todas as relações sociais. Mas você já viveu a experiência de tentar e não conseguir se comunicar com alguém? Ver todo mundo a sua volta conversando e você sem entender nada? Pois essa é a realidade de muitas pessoas surdas dentro de casa, na escola e no trabalho que convivem com ouvintes. Mas a boa notícia é que tem uma ponte capaz de quebrar a barreira do silêncio, e o nome dela é Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Desenvolvido há seis anos nas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), o grupo Sonata das Mãos tem aumentado o número de pequenos ouvintes capazes de se comunicar com os surdos. Por meio da interpretação musical, mais de 200 alunos matriculados, atualmente, sentiram despertar a vontade de aprender uma segunda língua.

A Maria Eduarda Ribeiro foi uma dessas alunas. Metade dos seus 10 anos foi aprendendo Libras. “Via surdos se comunicarem e gostei, por isso quis fazer Libras. O surdo faz parte da comunidade e a gente tem que aprender a se comunicar com eles também”, conta a pequena.

De acordo com a coordenadora Regional de Educação do Sesi-MT, Cíntia Silva, com as aulas de Libras os alunos aprendem muito além de uma segunda língua. “Eles aprendem a aceitar as diferenças e contribuem para promover a inclusão da única aluna surda da escola. E a vontade que eles têm de falar com as mãos é o diferencial do projeto”, conta.

De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 9,7 milhões têm deficiência auditiva no País. Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como oficial e, em setembro, há três datas que chamam a atenção para as lutas e conquistas da pessoa surda: Dia Mundial da Língua de Sinais (10), Dia Nacional dos Surdos (26) e Dia Internacional dos Surdos e também dos intérpretes (30).

Quer fazer Libras?

E você tem vontade de aprender Libras? Então confira os locais onde têm aulas de Libras em Cuiabá:

Ceaada

O Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (CEAADA) oferece cursos gratuitos de Libras para pais e responsáveis dos alunos matriculados na instituição. Saiba mais pelo telefone (65) 3054-3343.

Casies

O Centro de Apoio e Suporte á Inclusão da Educação Especial (Casies) também oferece curso gratuito para pais e responsáveis de pessoas com deficiência. Saiba mais pelo telefone (65) 3321-4346.

Sesi

O curso de Libras é oferecido gratuitamente pelo Sesi para trabalhadores da indústria e dependentes. Saiba mais aqui.

UFMT

A Universidade Federal de Mato Gross (UFMT) oferece curso de Libras para alunos e comunidade. É preciso ficar atento aos editais lançados todo ano. Saiba mais aqui. 

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555