Hoje é 20 de Outubro de 2017
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Grupo Sonata das Mãos celebra inclusão em apresentação no Cine Teatro Cuiabá
Em: 27/09/2017 às 13:18h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

Ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e promover a inclusão de surdos são os principais objetivos do grupo Sonata das Mãos, que se apresenta nesta quarta-feira (27/09), no Cine Teatro Cuiabá. ‘Setembro Azul: quem eu sou faz a diferença’ é o tema do espetáculo, protagonizado pelos alunos do Sesi Escola, que une música e Libras para celebrar o mês dos surdos. 

Em setembro há três datas que chamam a atenção para as lutas e conquistas da pessoa surda: Dia Mundial da Língua de Sinais (10), Dia Nacional dos Surdos (26) e Dia Internacional dos Surdos (30). O projeto, que é realizado há seis anos nas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) ensina Libras aos alunos ouvintes e cria um ambiente de inclusão para a única estudante surda da escola.

De acordo com a coordenadora regional de Educação e Cultura do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Cíntia Silva, o projeto foi além dos muros da escola com a possibilidade de comunicação com a comunidade surda. Ela ressalta, ainda, que a apresentação é um momento importante tanto de inclusão cultural quanto de aprimoramento da linguagem de sinais.

“Nas aulas dinâmicas, que têm exercícios de expressões faciais e corporais, os alunos trabalham a autoconfiança e, consequentemente, a memorização dos sinais. O uso da música sensibiliza, motiva e faz o aprendizado ser prazeroso. Além de tudo isso, conseguimos promover a socialização entre o surdo e o ouvinte, ao transmitir a cultura, bem como o exercício da cidadania, tendo uma contribuição pessoal e ativa nesta sociedade”, conclui.

O espetáculo é composto por 14 apresentações dos alunos do Grupo Sonata das Mãos, juntamente com a Orquestra Sesi.

 

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555