Hoje é 11 de Dezembro de 2017
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Indústrias devem se atentar para a qualificação das informações enviadas ao eSocial, diz consultor
Em: 11/08/2017 às 17:12h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

“As indústrias devem se atentar para a qualificação das informações enviadas ao eSocial e no retorno da validação dessas informações pelo sistema”, alerta o consultor Calixto Barbosa em palestra ministrada durante o Protege – Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho, nesta quinta-feira (10/08), em Sinop. O evento, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), reuniu 200 pessoas no Sindicato Rural de Sinop.

Em 10 passos, Calixto apresentou como fazer o envio e recebimento de protocolos dos lotes com todas as informações requeridas pelas regras do eSocial.  “O mais importante é o recibo de validação enviado como retorno pelo sistema. O simples recebimento do protocolo não significa que as informações foram totalmente validadas. Isso se dará com o recibo contendo a homologação das informações válidas”, explica consultor da Coordenadoria de Sistema da Informação, que atua como analista de RH no Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

Durante a palestra “eSocial – Mantenha-se atualizado para as novas mudanças e os impactos para sua empresa”, o consultor ressaltou ainda que as informações consideradas inválidas terão tempo para serem corrigidas e reprocessadas. “O ambiente de teste para todas as empresas será disponibilizado a partir de outubro. Por isso, é importante que o saneamento de dados seja qualificada antes desta data. No momento, o ambiente de teste está liberado apenas para as empresas de TI”, destaca.

A técnica de segurança da Frialto, Jocelly Ferreira de Souza saiu de Nova Canaã (200 quilômetros de Sinop) para participar do Protege em busca de conhecimento sobre o eSocial. “Toda a equipe de Segurança e Saúde no Trabalho veio para o seminário. Já estamos alimentando um sistema próprio com as informações exigidas pela ferramenta. Em outubro, passaremos pela validação das informações para, em seguida, interligamos ele ao eSocial”.

Os testes internos também já começaram na Guimarães Agrícola, onde trabalha a técnica de segurança, Miriam Calgaro. “Já começamos a nos preparar para a vigência do eSocial e os programas que realizamos com o Sesi irão ajudar muito neste processo. As palestras foram muito esclarecedoras e vão favorecer a continuidade desse trabalho”, conclui.

A palestra “O eSocial e seus impactos na gestão de SST” também foi ministrada no Protege pela consultora e assessora na área de Saúde Ocupacional do Sesi-MT, Gabriela D’ávila.

O próximo Protege será realizado no dia 31/08, em Cáceres. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite ou pelo telefone (65) 3222-1216. 

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555