Hoje é 20 de Outubro de 2017
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Multiação: solidariedade para todas as gerações
Em: 07/08/2017 às 12:37h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

Benefredo da Costa completou 100 anos em junho e já passou por momentos bem difíceis na vida. Chegou a viver como andarilho, sozinho pelas ruas do Jardim Glória, em Várzea Grande, até que foi resgatado e ‘adotado’ pela família de Devacil Neves Pacheco, que hoje se identifica como ‘neto e pai’ de Benefredo. O idoso precisava de vários atendimentos de saúde e procurou a equipe da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, no projeto Multiação, realizado no último sábado (05/08), na Vila Arthur, que fica ao lado do Jardim Glória, em Várzea Grande.

Usando um cabo de vassoura como bengala, pois tem dificuldade para caminhar, Benefredo conseguiu atendimento por especialistas da Oncomed e da Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de diversos exames laboratoriais. E vai receber uma bengala adequada também, fruto de doação de um parceiro do projeto que se comoveu com a situação dele.

A 47ª edição do Multiação realizou 8.820 atendimentos – no total, já são mais de 300 mil desde o primeiro evento, em 2013, beneficiando pessoas de todas as idades. Como o pequeno Willya, de apenas cinco anos, que saiu de casa às 4h da manhã acompanhado pela mãe, Márcia Batista de Oliveira Selin, pelo irmão Wender, de 10 anos, e pela avó Olícia Vieira de Oliveira, levando até bolinhos de chuva como merenda – tudo para garantir um bom lugar na fila e conseguir as senhas para atendimento médico.

O esforço foi recompensado: Márcia conseguiu que Wyllia fosse atendido por um pediatra e pela equipe de Oncologia, que encaminhou o garoto para a sonhada cirurgia no dedo da mão, que apresenta um inchaço desde que ele nasceu, provocando dor e diversos incômodos. “Eu já havia conseguido um atendimento antes, mas precisaria de uma ressonância magnética e não tinha condições de pagar. Agora, só vou precisar de uma ultrassonografia”, comemora Márcia, que também passou por consultas e exames, bem como dona Olícia.

Ela também ficou satisfeita com o que ouviu da equipe de Odontologia, que atendeu aos dois meninos, com limpeza, aplicação de flúor e orientações sobre cuidados com os dentes. “A dentista falou que eles estão ótimos, com os dentes limpos e sem cárie”, comemorou. Mais um resultado do esforço dela, que garante a escovação dos dentes dos dois meninos até hoje. “Eu que escovo. Vou ensinando, mas sou eu que faço”, conta.

A quem pensa que o cuidado de Márcia é exagerado, a dentista Tatiane Orizawa manda um recado: a mãe está certíssima. Tatiane, que trabalha para o Sesi-MT e para a Oniodonto, explica que é fundamental que os pais façam a escovação dos dentes dos filhos até pelo menos os seis anos de idade – e continuem monitorando até os 10 anos. “Quando não for possível acompanhar todas as escovações do dia, ao menos antes de dormir é importante que um adulto faça a escovação”. De acordo com Tatiane, o uso do fio dental e seguido pela escovação correta são essenciais para evitar problemas como a cárie e até mesmo a perda de dentes, que infelizmente afetam muitas pessoas.

Além dos atendimentos de saúde, o Multiação oferece também outros tipos de serviço, como demonstrações dos cursos oferecidos pelo Senai, cadastro para vagas de estágio no IEL, cortes de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltaria, com o Instituto Embelleze, atendimento da Energisa, stands de informações relacionadas à cidadania (orientações sobre seguro-desemprego, FGTS, PIS), atendimento veterinário e outros, como lazer e cultura para as crianças.

Na Vila Arthur, o Sesi Cultura foi uma atração à parte. Movimentado durante todo o dia, o stand agradou as crianças. Houve até quem dissesse que não dormiu à noite só esperando para ir ao projeto. Lá, as crianças desenharam, pintaram, participaram da leitura de livros, ouviram histórias e fizeram pintura facial.

A próxima edição do projeto será no dia 16 de setembro, no bairro Tijucal, em Cuiabá. Será uma edição especial, pois marcará os quatro anos de existência do Multiação. Criado em 2013 pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) em parceria com a TV Centro América, o projeto conta com mais de 30 parceiros que doam seu tempo e conhecimento para melhorar a vida da população.

Os parceiros atuais do Multiação são: Associação de Oftalmologia, Unimed, Clínica Oncomed, Clínica Genus, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Hospital Amecor, Centro de Patologia e Citologia Paulo Figueiredo, Hospital Santa Helena, Clínica Imagens, Pró Ótica, Unic, Uniodonto, Univag, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Exército Brasileiro, Laboratório Carlos Chagas, Energisa, Rotary, Instituto Ação Verde, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Stelmat, SINE, Caixa Econômica Federal, Instituto Embelleze, Projeto Via Láctea, MTU, Sebrae, Puríssima, Café Brasileiro, Clínica Veterinária Cuiabá, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e Instituto Euvado Lodi (IEL-MT).

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

Sistema FIEMT / SESI-MT - Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555