Hoje é 30 de Setembro de 2014

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

29/09 14h10 - Pepeu garante boa pontuação na Copa do Mundo de Natação

23/09 10h17 - Veja as fotos do Multiaçao de Sinop. https://t.co/zSEtFaKgG7

17/09 14h34 - Veja a galeria de fotos de um ano do Multiação.

O que é o SESI?
Conheça o SESIPARK
‘Educação para o Mundo do Trabalho’ é implantado no calendário escolar do Sesi-MT
Em: 21/01/2014 às 15:31h por Assessoria de Comunicação-Sistema Fiemt

Foto

“O baixo desempenho no aprendizado de Ciências prejudica a formação de pesquisadores e deixa o país pouco competitivo”, afirmou a Especialista em Desenvolvimento Industrial do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jesulinda Siqueira, na palestra de abertura da Semana Pedagógica do Sesi-MT, na manhã da última segunda-feira (20/01). Para ela, o alto índice de analfabetos funcionais (68%) existentes no país, prejudica o crescimento econômico, tecnológico e industrial. “O sistema de ensino no Brasil peca pelo academicismo, insiste no enciclopédico, não dando chances aos alunos de experimentar, criar e inovar”.

Por esse motivo, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) lançou em outubro do ano passado a ‘Educação para o Mundo do Trabalho’ que está sendo implantada nas unidades escolares do Sesi por todo o país. A criação do programa surgiu como uma resposta à indústria, pois em 2013, a CNI divulgou uma pesquisa onde 49% dos empresários relatavam a baixa escolaridade como principal entrave na busca de mão de obra qualificada.

Jesulinda explica que é importante não só focar na Educação Profissionalizante, mas melhorar a Educação Básica e dar suporte para que os alunos acreditem no poder de suas ideias. “O Sesi aceitou o desafio de formar crianças, adolescentes e jovens a partir de uma perspectiva nova, construída em novas bases e comprometida com o desenvolvimento humano orientado para o mundo do trabalho, já que eles precisam conhecer o mercado produtivo, elevando seus níveis de conhecimento, independente de classe social”.

Para a gerente de operações do Sesi-MT e embaixadora do programa ‘Educação para o  Mundo do Trabalho’ em Mato Grosso, Rosa Brito, o Sesi despertou para esse tema que é  forte e tem muito a oferecer. “A ligação essencial entre trabalho e educação foi rompida por força de concepções pedagógicas e de currículos inadequados. Com o programa, a CNI quer contribuir para refazer o vínculo, fundamental, tanto para o desenvolvimento dos alunos, quanto da nossa sociedade”, finaliza.

A Semana Pedagógica do Sesi-MT termina na sexta-feira (24/01) e irá debater formas de incluir a ‘Educação para o Mundo do Trabalho’ no calendário escolar desde o maternal até o Ensino Médio, inserindo quatro novas disciplinas: atualidades, projetos de aprendizagem, oficinas tecnológicas e vivências aplicadas.

Educação para o Mundo do Trabalho

O projeto ‘Educação para o Mundo do Trabalho’ foi lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 30 de outubro de 2013. A iniciativa liderada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tem como objetivo acelerar a transformação da educação brasileira, mobilizando empresários, governos, educadores, pais e alunos. 

Imprimir   Enviar por e-mail  

Recomendar no Facebook

 

  
  
  
  
Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Bosque da Saúde
Cuiabá - MT / CEP 78050-000
(65) 3611-1500 / 3611-1555
Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.